Qualidade de vida no trabalho


Vamos começar o ano bem?

Vamos começar falando sobre Qualidade de Vida no Trabalho.

Hoje vivemos correndo de um lado para outro, quase sem tempo para o lazer, ou para o descanso adequado.

Diante desse quadro temos que ter um ambiente de trabalho adequado, para que nosso trabalho renda, e que nosso nível de estresse seja o menor possível, e é aí que entra a Qualidade de Vida no Trabalho.

Práticas inadequadas no ambiente de trabalho geram impacto negativo na saúde física e emocional dos empregados. Baixa motivação, falta de atenção, diminuição de produtividade e alta rotatividade, criam uma energia negativa que repercute na família, na sociedade e no sistema médico.

A empresa que consegue enxergar o problema e quanto isso a afeta financeiramente, transforma o ambiente de trabalho em lugar mais prazeroso para se trabalhar. Com isso a saúde emocional e física de seus funcionários melhoram, melhorando também a produtividade e o retorno para empresa.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, Qualidade de Vida é um conjunto de percepções individuais de vida no contexto dos sistemas de cultura e de valores em que vivem, e em relação a suas metas, expectativas, padrões e preocupações.

Os programas de Saúde e QV objetivam facilitar mudanças no estilo de vida, combinando ações e campanhas para consciência, comportamento e envolvimento, que suportem suas práticas de saúde e previnam doenças.

O propósito de um programa de Qualidade de Vida ou Promoção de Saúde nas Organizações é encorajar e apoiar hábitos e estilos de vida que promovam saúde e bem estar entre todos os funcionários e famílias durante toda a sua vida profissional.

Benefícios

Melhoria da produtividade

Empregados mais alertas e motivados

Melhoria da imagem corporativa

Menos absenteísmo (Faltar menos)

Melhoria das relações humanas e industriais

Baixas taxas de enfermidade

Melhoria da moral da força de trabalho

Tudo tem seu custo, mais quando se trata de saúde, todo o custo é revertido em ganho para ambas as partes.








Comentários