Espiritualidade no Trabalho






Antes de começarmos a falar sobre espiritualidade no trabalho, vamos dar uma breve interpretação sobre a diferença entre religiosidade e espiritualidade :

Religiosidade: crença na salvação a associada a ensinamentos, dogmas e rituais é um ato de fé.

Espiritualidade: independe de fé, é o modo de ser da pessoa, a conduta revestida de valores éticos e morais.

Espiritualidade no trabalho é saber conviver com a diversidade generalizada, desde o ponto de vista das ideias até as emoções. Somente com uma maturidade espiritual existe a possibilidade de substituir-se a comodidade de estar com a razão para massagear o cargo, pelo sentimento de prioridades que a função exige e que a organização precisa.

Profissionais espiritualizados sempre possuem uma opinião muito melhor formada que dará a esse contato um acréscimo de reflexão interessante.

Profissionais espiritualizados são muito mais sensíveis, razão pela qual os tornam mais próximos de seus clientes e capazes de sugerir soluções em diversas áreas. A espiritualidade extermina o interesse pelo negócio e implanta o respeito e interesse por uma constante troca de possibilidades, com resultados positivos para ambas as partes.

Espiritualidade não é motivação. Motivação é um estado de performance que podemos desenvolver todos os dias atuando com técnicas preestabelecidas, pois somos os únicos elementos da natureza que geneticamente fomos projetados pelo Universo com "design motivante".

Criar motivos para agir na direção em que se deseja, isso é motivação. Pessoas desmotivadas o são pelo simples fato de ainda não terem descoberto motivos para agir. A motivação atua como um pensamento positivo que, sem ação, torna seu efeito nulo. Ela atua na produção de endorfina no cérebro e na parte externa e física do corpo.

A espiritualidade é um processo de crescimento e maturidade da sua essência como ser humano. 

Daquilo que está além do físico e habita o etéreo. Está além da mente! Ela pode vencer a mente.

Quando sua mente sente raiva ou ódio, a espiritualidade espalha pelo seu corpo um sentimento de perdão e livra você de tais sentimentos. A espiritualidade é a guardiã de nosso estado de espírito.

Numa organização, enquanto a motivação incentiva à competição, a espiritualidade incentiva ao compartilhamento. Em uma organização voltada à motivação somente um profissional vence, enquanto numa que está voltada à espiritualidade todos os profissionais sobem ao pódio e, melhor ainda, todos cabem nele em primeiro lugar.

Espiritualidade é o centro de um universo de máxima compreensão de nossos pecados capitais e de nossos diabinhos interiores e, ainda, de nossa verdadeira missão neste planeta: é um movimento universal pelo bem e respeito ao próximo. A espiritualidade não está baseada em fatos passados como as religiões, pois ela vive, a cada dia, o seu presente e mostra o seu futuro em favor do seu próximo.





"não somos seres humanos tendo experiências espirituais; antes, somos seres espirituais tendo experiências humanas". frase de Teilhard de Chardin








A espiritualidade e as Crises Profissionais e Pessoais


A espiritualidade se manifesta de formas aparentemente incomuns: por exemplo, nos momentos de crise, geralmente se manifesta um sentido mais elevado de espiritualidade, como se no momento da necessidade, o ser humano fosse buscar dentro de si as respostas, conectando-se com os conhecimentos adquiridos anteriormente e suas experiências de vida.

As crises nos religam com dimensões ao mesmo tempo mais elevadas e mais profundas em nossas vidas, dando a oportunidade de criarmos conexões que muitas vezes estavam faltando em nossa existência.

As crises nos obrigam a repensar nossos modos de agir, nosso estilo de vida, nossa escala de prioridades e valores. As crises nos ensinam a nos liberarmos de muito peso inútil que levamos em nossas "mochilas", na caminhada da vida. 

Na prática isso significa ser assertivo, cooperativo, agregador, justo, honesto, ético e positivo nas relações profissionais. Também inclui buscar propósito e significado nas atividades e expressar o melhor em termos de talento, capacidades e valores.

Uma Gestão de Pessoas que direciona ações para o amadurecimento espiritual reforça a visão holística sobre seus colaboradores. Uma empresa não é feita apenas de números, cálculos, equipamentos de última geração, mas sim de pessoas que atuam por trás de cada relatório, de cada cafezinho servido e de cada ideia criativa que faça um diferencial significativo em relação à concorrência.

Hoje se insere como uma dimensão estratégica, na medida em que dá significado à missão da empresa.

O foco é a busca de estados mais elevados de consciência.

Estímulo à situações de crescimento e desenvolvimento.

Incentivo do sentido de parceria, criatividade, cooperação e trabalho em equipe.

Espiritualidade e autoconhecimento são irmãos gêmeos.

Estimulando ações de transformação pessoal e, consequentemente, de seus ambientes.

Quando as pessoas se conectam à dimensão espiritual de suas tarefas do cotidiano, novos significados surgem.



Sites pesquisados para referência :

http://www.rh.com.br/Portal/Mudanca/Dicas/6786/10-razoes-significativas-para-valorizar-a-espiritualidade-no-trabalho.html

http://abiliodiniz.com.br/qualidade-de-vida/espiritualidade-e-fe/espiritualidade-no-trabalho/

Comentários