Game Of Thrones e a Administração





Domingo dia 12 de Abril, começou a 5° temporada de Game of Thrones, série da qual sou fã.
Eu estava assistindo, ansiosa para ver como algumas coisas se desenrolariam e de repente comecei a perceber o como essa série retrata um pouco a administração.
Trata-se da luta entre várias famílias pelo Trono de Ferro, o símbolo máximo do poder nessa série.
Com essa disputa entre as famílias, podemos ver claramente os conchavos, as alianças que devem ser feitas para determinada família chegar ao poder, como o mais fraco se alia ao mais forte para ter voz, estratégias de guerra e por aí vai.
Aí você se pergunta: O que isso tem haver com administração?
Tudo!

Todos nós buscamos nosso lugar ao Sol, estamos o tempo todo planejando, procurando um aliado. Dentro de uma empresa se somos pequenos, mesmo sem perceber, procuramos estar ao lado de quem é grande para o nosso trabalho ser visto.
Claro que não matamos ninguém, nem tão pouco casamos ou arranjamos casamentos por poder, assim como acontece em Game of Thrones, mas vivemos em um mundo onde todos querem estar em seu trono de ferro.
Isso é errado? Claro que não.
Devemos sempre buscar o melhor para nossas vidas. E assim na vida real como na série, existem personagens que querem o poder e o buscam sem prejudicar a outros, e há também aqueles que fazem qualquer coisa - qualquer coisa mesmo - para conquistá-lo.



Analisando alguns personagens sob a ótica da Administração:


Jon Snow- na série ele é filho bastardo do lorde Eddard Stark do reino de Winterfell, um dos Setes Reinos de Westeros e por ser bastardo ele serve na Patrulha da Noite. Cabe a essa patrulha cuidar das fronteiras do Norte.
O que eu quero destacar nesse personagem é o fato dele conviver, com ladrões, assassinos e todos os tipos de pessoas, uma vez que muitos condenados da série , se não são decapitados, vão servir na muralha, mas isso não muda em nada para Jon Snow, ele é fiel a seus princípios, um personagem que luta pelo seus ideais e não se deixa levar pelo meio.








Cersei Lannister/Baratheon - rainha dos Setes Reinos de Westeros, é a esposa do rei Robert Baratheon, o rei do Trono de Ferro...isso no começo.
No decorrer da série acontecem várias coisas que ameaçam o poder de Cersei, isso faz com que ela faça alianças, conchavos e tudo o mais o que precisar para se manter no poder. Certamente ela é o exemplo do “poder a qualquer custo”, não se importa a quem vai ferir e pobre daquele que estiver em seu caminho.
Ela é uma estrategista, sabe o que quer e não nega esforços para conquistar seus objetivos.












Brienne de Tarth- É uma guerreira forte e hábil, que deseja se tornar um cavaleiro. Sua palavra vale mais que uma assinatura de contrato. Uma vez empenhada sua palavra sobre um compromisso ela não mede esforços para cumpri-lo. Um perfeito exemplo de lealdade e comprometimento com suas obrigações.





Daenerys Targaryen- da dinastia Targaryen os verdadeiros donos do Trono de Ferro, é conhecida também como a mãe dos dragões. Ela começa uma verdadeira revolução do outro lado do mundo, libertando escravos e tornando-os seu povo e guerreiros para reconquistar o Trono de Ferro que é seu por direito.
Apesar de suas boas intenções, libertando escravos por onde passa, ela por ser jovem, não entende muito de diplomacia, e com muitas pessoas de tribos e hábitos diferentes ao seu redor ela acaba por se perder achando que pode impor seu comando e seu pensamento de maneira igualitária para pessoas com culturas tão diferentes, sem respeitar a individualidade de seus subordinados. Nem só de boas intenções se faz um líder, é preciso entender as necessidades culturais de cada um.



Tyrion Lannister- é o irmão caçula de Cersei. Tyrion é aquele personagem que nasceu para sofrer.
Anão, sua mãe morre em seu parto e seu pai e irmãos o culpam por isso. Rejeitado e desacreditado, Tyrion em minha opinião é o mais inteligente personagem da série.
Ele se aproveita das situações controversas para levar vantagem. Persuasivo consegue realizar grandes feitos com seu poder de argumentação, entende o oponente e tenta sempre estar um passo a frente. Se cerca de dados e informações antes de realizar qualquer coisa, planeja e tenta trazer para perto dele pessoas (não necessariamente amigos) capazes de realizar seus planos,.



Esses são só alguns personagens que escolhi para traçar o perfil de alguns administradores. Sei que em algum momento vamos cruzar com alguns desses personagens na vida real.

Isso que fiz é apenas uma analogia, meu entendimento de cada personagem. Na série encontramos muitos outros, alguns iguais aos que descrevi, outros melhores ou piores, mas esses são os que mais me chamam a atenção.

Espero que tenham gostado e fica a dica, para quem gosta de séries assim como eu, com conteúdo forte e que nos faz pensar, Game of Thrones é uma boa pedida.



Abraços!

Priscila Benedetti













Comentários